segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Atividade 2 PP

SACI LUTADOR
 Formação em círculo, dois alunos no centro, cada um com um balão atado na cintura, em suas costas. Os dois mantendo-se em um pé só tratam de tirar o balão um do outro.
 O que conseguir tirar o balão primeiro escolhe outros colegas para irem ao centro.

Aluna: Náthany Thainá

domingo, 27 de setembro de 2015

    Atividade 2 de PP


PASSE O BASTÃO


objetivo:Esquema e imagem corporal,agilidade,equilíbrio,tônus muscular,noção do tempo e do espaço,postura e destreza.

Local:Campo ou Quadra

Material:2 bastão de espuma 

Formação : 6 participantes no mínimo e 20 no máximo e formar duas equipes.

Estratégias do jogo:Demarcar um espaço; Os dois primeiros da fila com o bastão em mãos, após o sinal de partida correm até o outro lado deixam o bastão e volta até a base, o segundo sai correndo até o outro lado pega o bastão e volta á base entregando-o ao próximo da fila. Até que todos os membros da equipe concluírem o trajeto. A equipe que terminar primeiro será a vencedora.


Normalista:Rebeca Pimenta 


Webgrafia
https://amigonerd.net/sociais-aplicadas/pedagogia/psicomotricidade-4
https://jogopedagogia.wordpress.com/2012/08/30/24/





2ª Atividade de PP

Circuito

Objetivo: Equilíbrio, lateralidade, tônus muscular, noção corporal, estruturação espaço temporal, praxia global, praxia fina, postura e motora óculo-manual.

Material: Elástico, letras em EVA (grande), túnel infantil e giz.
Formação: todos e pé
Faixa Étaria: seis a oito anos  
Local: sala ou patio 

Desenvolvimento:  O elástico será esticado de diversas formas de maneira que fique parecido como a figura abaixo, usaremos o túnel para ter mais variedades de desafios, assim podendo colocar varias outras coisas aumentando o grau de dificuldade. Apos isto, colocaremos letras jogadas pelo circuito e no fim dele um pedaço de giz. 
O aluno devera percorrer esse circuito e ao longo dele pegar uma das letras chegando no fim dele e copiando a letra escolhida no chão com o giz (ou se for em sala podendo utilizar o quadro).
*Para aumentar o grau de dificuldade tem a possibilidade de por desafios, como: 'não encostar no elástico', ou pedir que monte palavras.




Referencias: http://simonebahiapedagoga.blogspot.com.br/2013/05/o-planejamento-pedagogico-deve.html

Aline Silva Dos  Santos 

sábado, 26 de setembro de 2015

2ª Atividade de P.P.


Circuito:





Objetivo: 
Trabalhar a coordenação dinâmica global (equilíbrio, tônus, postura e outros), espacialidade, lateralidade, etc...

Material utilizado: 
Bambolê;
Corda Grossa;
Garrafa Pet (com areia dentro);
Cesta ou até mesmo um balde.

Faixa etária:
O foco desta atividade é de crianças de 6 anos em diante.

Ambiente:
Este circuito deverá ser feito em lugares abertos, não é recomendado fazê-lo na sala de aula e em lugares pequenos.

Desenvolvimento:
Separaremos a turma em três grupos, as crianças estarão em pé uma do lado da outra de frente para o circuito. Uma criança de cada grupo se posicionará para começar a partida.
No primeiro passo eles terão que pular com um pé só dentro dos bambolês, que estarão em uma determinada distância, (bambolê do lado esquerdo, pé esquerdo, bambolê do lado direito, pé direito).
O segundo passo será muito trabalhado o equilíbrio, pois eles terão que andar em cima da corda.
No terceiro passo eles terão que andar em zig zag chutando a bola entre as garrafas pet (para a garrafa não cair com facilidade, bote areia dentro ou algo que pese a garrafa).
O quarto passo é acertar a bola dentro de uma cesta que estará no meio, em uma determinada distância, (a criança terá cinco tentativas).
E o último passo é voltar para o início do circuito e bater na mão da próxima criança que vai competir.
O grupo que terminar o circuito mais rápido vence.



Aluna: Letícia de Mello Vieira.


Atividade 2 de PP

Pular Corda


OBJETIVO: Desenvolver a noção espacial e tempo,equilíbrio, noção corporal, coordenação grossa ,postura e trabalha o tônus muscular. .

IDADE:Acima de 6 anos

LOCAL:calçadas, praia, quintal, praça,quadras e etc.

MATERIAL: Uma corda.

FORMAÇÃO: Duas criança devem segura a corda, uma em cada ponta. Em quando uma ou duas crianças (depende do tamanho da corta) pulam. Outras crianças formam uma fila esperando sua vez.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: No jogo básico dois participantes seguram cada um uma ponta da corta, batendo- a em círculo e de forma ritmada enquanto o terceiro entregante pula, assim que ela tocar o chão. Para deixar o jogo mais divertido tanto os ritmo das batidas quando os pulos podem variar. Quando maior o numero de jogadores é mais rápido o ritmo mais difícil fica. Ainda mais se os pulos forem coreografados por cantigas. Para criança com mais experiencia e possível usar duas cortas .

ALUNO:Ana Beatriz Machado

Webgrafia
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/pular-corda/

Atividade que desenvolva o equilíbrio, postura e tônus:

Jogo do elástico:


Objetivo:

Desenvolve a noção corporal, coordenação espacial, coordenação dos grandes músculos , tônus musculares e postura.

Idade:

6 anos para cima

Material utilizado:

Uma corda de 3 metros  

Formação da turma:

Em pé

Desenvolvimento:

Em cada ponta do elástico deverá está um aluno, para ser apoio do elástico, enquanto ouro aluno fará uma sequencia de desafios:

Sequencia:

Pular dentro:
    
Pula fora:

Pular com cada um dos pés em cima do elástico :

Pular fora:

Gira:


Assim que a criança for terminando a sequencia será aumentado o desafio

1º.    Elástico apoiado no tornozelo;
2º.    Elástico apoiado na panturrilha;
3º.    Elástico no joelho.




Normalista: Vitória Mendes Ribeiro dos Santos



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Atividade usando sucata na pré escola:



Fantoche de caixa de leite:




- Objetivo: 

Trabalhar a reciclagem, a criatividade, a coordenação motora, o lado artístico da criança e a socialização (ao brincar com os colegas).


- Material Utilizado: 

Caixa de leite ou de suco de 1L (vazia e já lavada);
Papel contact (cor que preferir);
Cores diversas de papel cartão (para os olhos, língua, nariz, dentes e parte da frente);
Cola;
Tesoura;
Caneta ou lápis.




- Como Fazer (fantoche de cachorro):

Encape a caixa com o papel contact, em seguida corte a caixa ao meio (1 lateral, 1 frente e 1 lateral, deixando a caixa presa pela parte atrás).
Faça um circulo grande (tamanho de um pires ou um pouco maior) e corte-o ao meio. Faça dois círculos pequenos para a parte de fora dos olhos e dois menores ainda (tamanho de uma tampinha de garrafa pet) para a parte de dentro dos olhos e mais um círculo para o nariz. Desenhe os dentes e a língua, recorte e cole-os.





- Finalidade:

Fazer com que a criança aprenda o valor de preservar o meio ambiente e crie seus próprios brinquedos, ajudando a se expressar naquilo que faz.



Aluna: Letícia de Mello Vieira.



Trem reciclavel 




Materiais Necessários: caixinha de leite ou suco, rolinho de papel higiênico, caixinha de creme dental, papelão, palitos de churrasco, tampinhas de garrafa pet, cola quente, tesoura e tinta PVA (opcional).


Como Fazer:





Recorte com a tesoura a caixinha de leite ao meio e recorte quatro janelinhas, sendo duas na frente e duas na lateral da caixinha. Com um pedaço de papelão, recorte um círculo, no tamanho suficiente para tampar um dos lados do rolinho de papel higiênico.


Com a cola quente comece a montar o trenzinho. Cole primeiro em um pedaço de papelão, a caixinha de leite e o rolinho de papel higiênico. Na parte de baixo do trem, cole a caixinha de creme dental.

Para fazer as rodinhas do trem, fure com ajuda de um prego e martelo, no meio de cada tampinha pet e encaixe o palito de churrasco. Em seguida, cole-os no trenzinho.


Quem quiser pode pintar o trenzinho com tinta PVA ou pode pintar junto com as crianças com tinta guache.




Objetivo: conhecer os meios de transportes




Aline Silva dos Santos


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Atividades com sucatas na pré escola

  Jogo das cores 

Objetivos:
★ Relacionar cores, letras e palavras;
★ Letramento lúdico, aprendizagem significativa e interdisciplinar. Faixa etária: 5 a 8 anos.
 Por meio desse jogo, as crianças aprendem a ler brincando, sentindo-se mais estimuladas a também escreverem, o que torna a aprendizagem mais significativa e muito mais saborosa. O professor forma palavras em cada grupo de tampinhas da mesma cor. Cada palavra deve estar em grupos de tampinhas com cores diferentes, pois isso vai facilitar que a criança separe as letras por cor e depois forme a palavra e cole-a no local correspondente em uma folha em que estarão todas elas. Depois disso, o aluno ainda pinta o círculo onde está a palavra da cor correspondente às tampinhas.

Material utilizado:
Tampas de Garrafas Pet.
 Tampa de caixa de papelão..
 Cola Tinta guache ...
Folha branca

aluna: Náthany Thainá

Atividades com sucatas para a pré escola:

Boliche com vidros de Shampoo




OBJTIVO:Fazer com que a criança aprenda a fazer e brincar com materias recicláveis e educativos de baixo custo.Desenvolve os aspectos cognitivos.

Material:
 *Papel 
*tesoura 
*Lápis e canetinha
 *Fita adesiva 
*Frasco de shampoo 
*Folhas de jornal

COMO FAZER: Peque uma embalagem vazia de shampoo, lave bem.Desenhe e pinte os olhos, nariz e boca, depois cole os olhos e o nariz, deixe a boca por último para acerta a altura na embalagem. Em seguida faça as bolas, amasse bem o jornal até forma uma bolinha, depois encape a bolinha com fita adessiva colorida.





FINALIDADE: Criança pode executar sua criatividade ao confeccionado. Que a crianças perceba as posições, direções, distancia, tamanho e movimentos e o desenvolvimento da estrutura espacial ,que são feitos ao brincar com brinquedo feito por eles mesmo.




ALUNA: Ana Beatriz Machado

Exemplos de uso de sucata na pré escola:

     Caixa pedagógica



Objetivo:

Promover o desenvolvimento psicomotor da criança, sua autonomia e sensações.

Finalidade: 

Produzir um aprendizado mais prazeroso para as crianças, a onde ela começaram a reconhecer as formas geométricas.  

Material:
  •  caixa grande de papelão;
  • EVA de várias cores;
  • jornal;
  • fita (durex);
  • papel celofane; .

Como fazer :
 Fazer cortes na parte superior e nas laterais da caixa (circulo, quadrado e triangulo), e depois decore com EVA. Pegue o jornal e forme bolas, quadrado e triangulo, pra isso você vai precisar de muitos jornal e a fita pra poder deixar no formato do objeto, o objeto tem que ser do tanho que foi feito na caixa, de forma que ele consiga entrar sem agarrar. Use papel celofane para decorar os objetos.
na parte inferior da caixa faça um corte de uma forma que posa tirar os objetos de dentro da caixa depois. 

Aluna: Vitória Mendes Ribeiro dos Santos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Atividade avaliativa 2 de A.E.: Exemplos de uso de sucata na pré-escola.



Fazendo vai e vem reciclado

objetivo: Possibilita a compreensão e aprimoramento nas práticas de confecção de brinquedos pedagógicos com sucatas além de passar valores sustentáveis e artísticos.

O que precisa para fazer o vai e vem?

Duas garrafas pet (lavadas e secas)
fita adesiva
cola
papel toalha 
gache (várias cores)
pincel
fio de nylon
duas argolas de plástico

Modo de fazer: Corte duas garrafas pet ao meio, faça o encaixe das duas. Depois das duas garrafas encaixadas, passe fita adesiva. Para esse efeito colorido você pode fazer o trabalho de papietagem, que nada mais é que colar algumas camadas de papel toalha com cola. A cada camada de papel toalha colada sempre espere a secagem total, pois caso contrário uma camada nova pode estragar a anterior. Faça algumas camadas.
Para pintura passe primeiro uma camada de guache branco, para dar um fundo perfeito na pintura principal, depois use sua criatividade e faça uma pintura bem colorida.
Para finalizar o brinquedo passe dois fios de nylon para varal no interior da peça, com o mesmo comprimento, por último amarre as argolas de plástico nas pontas.

Utilização do objeto produzido (finalidade)
fazer com que a criança aprenda o valor da preservação ambiental através da construção com materiais reciclados
Desenvolver a coordenação ampla,visomotora,atenção e tônus muscular.

domingo, 20 de setembro de 2015

Datas comemorativas do mês de novembro

4 DE NOVEMBRO DIA DO INVENTOR
 "Dom, criatividade, sabedoria, curiosidade... Todas estas são características dos milhões de inventores, conhecidos ou não que, com senso aguçado e vontade de transpor os limites, desenvolvem novos produtos, tecnologias e sistemas que acabam transformando a vida de todas as pessoas". (ANI - Associação Nacional dos Inventores)
É ele o responsável por todas as invenções que surgem no nosso mundo. O dia foi proclamado pelo inventor alemão Gerhard Muthenthaler para incentivar as pessoas a terem suas próprias ideias para melhorar o mundo, para lembrar os grandes inventores.

A atividade em Educação infantil é entregar uma folha em branco depois pediria para que as crianças inventassem uma história com desenhos..

 Em ensino fundamental entregaria uma folha ou eles poderiam fazer em seus próprios cadernos uma história em que se desenvolveu através de desenhos,fotos e brinquedos que eu levaria para lá...

DIA 20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

O dia da consciência negra,  celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.
Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil. Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da lei Nº 10.639, que diz no Art. 26-A, parágrafo 1º: “O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.”

Trabalhando consciência negra nas escolas:
EDUCAÇÃO INFANTIL:
Contar a História:
 “ MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA “
(Ana Maria Machado)


Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava à menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou: ­
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou: ­
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.
Já se sabe afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...

Depois de contar essa história fazer a brincadeira escravo de Jó.
MUSICA:
Escravo de Jó jogavam caxangá
Tira, põe,deixa ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigui zigui zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigui zigui zá
Como brincar:
1-  Sentados em uma roda cada criança deve ter uma caixinha de fósforo, pedra ou outro objeto.
2-   Enquanto canta cada criança passa a caixinha para o colega ao lado, fazendo movimento conforme a letra.
Escravo de Jó jogavam caxangá (passa para o lado)
Tira (levanta o objeto), põe (segura na sua frente na mesa), deixa ficar (deixa o objeto na mesa)
Guerreiros com guerreiros fazem zigui (passa para o lado), zigui (volta para sua frente), zá (passa para o lado).

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL:
Ler a poesia:
Mistura Boa
Há tempos eu era.
Há pouco tempo eu sou.
No espaço de quem eu era
E de quem eu sou
Descobrir as interfaces
Da pigmentação desta pele humana e frágil.
Trago em minha cara
As marcas das lágrimas
Que ganhei ao nascer desta cor.
Sou a mistura
Bruta e clara
Da ginga, da alma, do batuque
De tanta gente, de tanto sangue,
de tanta luta, de tanta dor.
Sou chamada de morena, preta,
amorenada, quase clara.
Ou cochicham à surdina: negra assanhada!
Sou mestiça, obrigada a dizer:
Sim, senhor!
Nesta terra das misturas,
E tão impune
A senzala é ocupada por todas as cores.
Agora, face a face
Sem buscar disfarce
Vejo-me grande e bela
E de toda cor.

Depois de ler o poema passar as atividades:



Dia 22 de novembro dia do músico


Esse dia é comemorado por todo o Brasil, como uma forma de homenagear o trabalho que estes profissionais, ou amadores, estão realizando.
O músico é uma pessoa que pratica alguma atividade que é relacionada à música.
Estes podem praticar por hobby ou podem também ser profissionais que ganham seu próprio dinheiro com essa prática.

        Atividades relacionadas à educação infantil
Chocalho é um brinquedo sonoro que desperta interesse das crianças e também por poder ser feito até de materiais recicláveis.
Desenvolve a percepção auditiva e rítmica.

     Atividades relacionadas à educação fundamental 1
  Paródia com intuito de aumentar o senso crítico, o hábito de leitura e produção textual, socialização, autonomia nas escolhas, criatividade, entre outras habilidades.
Utilizando pequenos comercias envolvido com música. Fazer com que o aluno produza uma paródia em cima do suposto comercial.
  
Alunos: Náthany Thainá, Ralfe Viana e Vitória Mendes  

  Datas comemorativas do mês dezembro


2 de dezembro - Dia Nacional  do Samba 



O primeiro samba gravado no Brasil foi  Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida  e Donga .
Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva  e Heitor dos Prazeres.
Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas e compositores desta época são: Noel Rosa autor de Conversa de Botequim; Cartola de As Rosas Não Falam; Dorival Caymmi de O Que É Que a Baiana Tem?; Ary Barroso, de Aquarela do Brasil; e Adoniran Barbosa, de Trem das Onze. 

Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de Dezembro, onde se celebra esse ritmo musical criado no Brasil e que é tido como forma de expressão em diversas regiões. E conhecido mundialmente como símbolo da música brasileira.
Apesar de ser extremamente popular em muitas regiões do Brasil, a origem do samba como Bahia e São Paulo, este gênero de música está muito ligada ao Rio de Janeiro, onde nasceu por volta do final do século XIX e começo do século XX.
Era uma dança de escravos que misturaram suas danças com os ritmos regionais do maxixe, xote, entre outros, criando o samba carioca.
Principais estilos de Samba:
-SAMBA-ENREDO                                    -PAGODE                               -SAMBA CARNAVALESCO
-SAMBA DE PARTIDO ALTO               -SAMBA- CANÇÃO           -SAMBA DE GAFIEIRA
-SAMBA EXALTAÇÃO                           -SAMBA BREQUE              -SAMBALANÇO 

Atividade para Educação Infantil: Confecção de Máscaras carnavalesca que  faz parte do Samba Carnavalesco.

ATIVIDADE FUNDAMENTAL:CRIAR UMA PARÓDIA COM UMA MÚSICA DE SAMBA E FALAR SOBRE A HISTÓRIA  DO SAMBA
PARÓDIA DA MÚSICA (NÃO DEIXE O SAMBA MORRER - ALCIONE)

QUANDO ELES VIERAM DA BAHIA PARA O RIO DE JANEIRO,
TROUXERAM O SEU POVO JUNTO COM O SAMBA,E SEUS AMIGOS BAMBAS
NÃO PUDERAM MAIS SAMBAR.

ENTÃO SURGIU O  SAMBA URBANO E FOI SE MISTURANDO COM OS NEGROS PARA CANTAR.

ANTES DE DESPEDIR   EU AGRADEÇO PELO TELEFONE POR NÃO
DEIXA ESTÁCIO DE SÁ.

QUANDO ME DESPEDIR,O SAMBA JÁ ERA FAMOSO COM MÚSICA NACIONAL 

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER DEIXE O SAMBA ACABAR,
ZICARTOLA INVENTOU O SAMBA,NO MORRO PARA  A GENTE SAMBAR.


25 DE DEZEMBRO-NATAL                                                                                                       

Natal é uma data que comemoramos o nascimento de Jesus cristo. Na antiguidade, o natal era comemorado em varias datas diferentes, pois NÃO sabia com EXATIDÃO a data do nascimento de cristo. Foi estabelecido como data oficial da COMEMORAÇÃO do natal. Sendo este dia mas tarde reconhecida como feriado. No dia 25 de dezembro, a FAMÍLIA volta a se reunir a mesa para mas CONVÍVIO, visitam- se outras FAMÍLIA e realiza novas trocas de presente.

ATIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL;
Fazer com que a criança desenhe e pinte o que espera ganhar no natal(trabalha a COORDENAÇÃO motora fina, criatividade etc)

Atividade para EDUCAÇÃO Fundamental Fazer com Que a criança faça uma REDAÇÃO contando como espera que seja seu natal e que presente espera ganhar( trabalha a escrita, ATENÇÃO, COORDENAÇÃO motora fina)No Brasil na noite de 24 de dezembro (VÉSPERA de natal) realiza-se a ceia de natal,que REÚNE FAMÍLIA troca de presente etc...


3 de Dezembro - Dia Internacional do Portador de deficiência.

 O Dia Internacional do Deficiente Físico cai no dia 3 de Dezembro.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, este dia tem como objetivo a sensibilização da comunidade para os desafios enfrentados por pessoas portadoras de deficiência física.
Uma das áreas fundamentais é a acessibilidade disponível aos indivíduos com deficiência física. Criar bons acessos para portadores de deficiência é tratá-los com a dignidade que eles merecem, incluindo-os na vida social.  



Atividade  Educação Infantil:

Para trabalhar o Dia Internacional dos Portadores de Deficiência na Educação Infantil, eu escolhi aplicar uma atividade, onde a criança teria que pintar apenas os quadrados em que os deficientes estão sendo ajudados. Na outra atividade a criança teria que identificar o portador de deficiência circulando-o.  
 

Atividade Ensino Fundamental:

Para trabalhar com o ensino fundamental, eu escolhi aplicar uma atividade de caça palavras 
com coisas que facilitam a vida de alguns deficientes, após achar as palavras eles terão que escolher duas palavras e fazer uma produção textual usando-as. Outra atividade seria encontrar o caminho certo para o cadeirante chegar à escola.






Alunas: Ana Beatriz, Letícia Mello e Rebeca Pimenta