0 á 3: Apanhador de Batatas.
Material: Jornais e revistas, dois cestos de boca larga.
Desenvolvimento: Os participantes devem amassar várias folhas de jornal e revistas (serão as "batatas"). O educador deve distribuir as "batatas" em vários lugares. A um sinal do educador, os participantes, divididos em duas equipes, devem apanhar as "batatas".
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora, a agilidade e a percepção visual.
3 à 6; Corre Cotia.
Material: Lenço, uma bolinha ou até uma meia enrolada.
Desenvolvimento: Todos se sentam em roda e tapam os olhos com as mãos. Escolhe-se alguém para começar e essa pessoa vai andar por fora da roda, passando pelas costas dos outros enquanto canta: "Corre Cotia, na casa da tia, corre João atrás do pão!". Todos abrem os olhos e quem estiver com o lenço atrás das costas tem que tentar pegar o jogador que deixou o lencinho. Se ele não for pego e conseguir dar a volta na roda e sentar no lugar daquele que levantou, é a vez do que estava com o lenço correr Cotia. Mas se ele for pego, vai para o meio da roda e o outro recomeça a brincadeira.
Objetivos: Deixar as crianças mais à vontade, despertar a atenção e percepção, além da agilidade e o lado social da criança.
7 à 10: Batata Quente:
Para não "morrer" com a bola na mão , as crianças precisam se concentrar e coordenar os movimentos ao ritmo da fala.
LOCAL: Pátio...
MATERIAL: Bola...
PARTICIPANTES: No mínimo três...
Como brincar: O grupo fica em circulo, sentado ou em pé. Uma criança fica fora da roda, de costas ou com os olhos vendados, dizendo a frase: "Batata Quente, quente, quente... Queimou!". Em quanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra "Queimou". Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar...
Objetivos: Agilidade, percepção auditiva, ritmo, raciocínio rápido, estimular a atenção e a capacidade de analise e síntese.
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