domingo, 20 de setembro de 2015

Datas comemorativas do mês de novembro

4 DE NOVEMBRO DIA DO INVENTOR
 "Dom, criatividade, sabedoria, curiosidade... Todas estas são características dos milhões de inventores, conhecidos ou não que, com senso aguçado e vontade de transpor os limites, desenvolvem novos produtos, tecnologias e sistemas que acabam transformando a vida de todas as pessoas". (ANI - Associação Nacional dos Inventores)
É ele o responsável por todas as invenções que surgem no nosso mundo. O dia foi proclamado pelo inventor alemão Gerhard Muthenthaler para incentivar as pessoas a terem suas próprias ideias para melhorar o mundo, para lembrar os grandes inventores.

A atividade em Educação infantil é entregar uma folha em branco depois pediria para que as crianças inventassem uma história com desenhos..

 Em ensino fundamental entregaria uma folha ou eles poderiam fazer em seus próprios cadernos uma história em que se desenvolveu através de desenhos,fotos e brinquedos que eu levaria para lá...

DIA 20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

O dia da consciência negra,  celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.
Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil. Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da lei Nº 10.639, que diz no Art. 26-A, parágrafo 1º: “O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.”

Trabalhando consciência negra nas escolas:
EDUCAÇÃO INFANTIL:
Contar a História:
 “ MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA “
(Ana Maria Machado)


Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava à menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou: ­
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou: ­
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.
Já se sabe afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...

Depois de contar essa história fazer a brincadeira escravo de Jó.
MUSICA:
Escravo de Jó jogavam caxangá
Tira, põe,deixa ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigui zigui zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigui zigui zá
Como brincar:
1-  Sentados em uma roda cada criança deve ter uma caixinha de fósforo, pedra ou outro objeto.
2-   Enquanto canta cada criança passa a caixinha para o colega ao lado, fazendo movimento conforme a letra.
Escravo de Jó jogavam caxangá (passa para o lado)
Tira (levanta o objeto), põe (segura na sua frente na mesa), deixa ficar (deixa o objeto na mesa)
Guerreiros com guerreiros fazem zigui (passa para o lado), zigui (volta para sua frente), zá (passa para o lado).

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL:
Ler a poesia:
Mistura Boa
Há tempos eu era.
Há pouco tempo eu sou.
No espaço de quem eu era
E de quem eu sou
Descobrir as interfaces
Da pigmentação desta pele humana e frágil.
Trago em minha cara
As marcas das lágrimas
Que ganhei ao nascer desta cor.
Sou a mistura
Bruta e clara
Da ginga, da alma, do batuque
De tanta gente, de tanto sangue,
de tanta luta, de tanta dor.
Sou chamada de morena, preta,
amorenada, quase clara.
Ou cochicham à surdina: negra assanhada!
Sou mestiça, obrigada a dizer:
Sim, senhor!
Nesta terra das misturas,
E tão impune
A senzala é ocupada por todas as cores.
Agora, face a face
Sem buscar disfarce
Vejo-me grande e bela
E de toda cor.

Depois de ler o poema passar as atividades:



Dia 22 de novembro dia do músico


Esse dia é comemorado por todo o Brasil, como uma forma de homenagear o trabalho que estes profissionais, ou amadores, estão realizando.
O músico é uma pessoa que pratica alguma atividade que é relacionada à música.
Estes podem praticar por hobby ou podem também ser profissionais que ganham seu próprio dinheiro com essa prática.

        Atividades relacionadas à educação infantil
Chocalho é um brinquedo sonoro que desperta interesse das crianças e também por poder ser feito até de materiais recicláveis.
Desenvolve a percepção auditiva e rítmica.

     Atividades relacionadas à educação fundamental 1
  Paródia com intuito de aumentar o senso crítico, o hábito de leitura e produção textual, socialização, autonomia nas escolhas, criatividade, entre outras habilidades.
Utilizando pequenos comercias envolvido com música. Fazer com que o aluno produza uma paródia em cima do suposto comercial.
  
Alunos: Náthany Thainá, Ralfe Viana e Vitória Mendes  

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