sábado, 28 de novembro de 2015

Mural didático, um espaço democrático (incluindo o quadro magnético e normógrafo):

  • Parece um simples quadro branco de escrever, mas também permite a utilização de ímãs, assim chamando mais a atenção da criança. 
Temos que tomar certos cuidados em relação ao quadro magnético. Como por exemplo, sempre que terminar, apagar o quadro. Se deixar por um longo tempo, na hora de apagar, vai ser difícil remover rápido.Mas caso isso aconteça, o certo é tentar apagar com o apagador e logo vir com um pano com um pouco de álcool e em seguida passando um pano seco. 

Vantagens: Facilidade na limpeza;Durável;É interativo;
Desvantagem:Pode arranhar;

  • O mural deve permanecer em sala de aula tempo suficiente para a aprendizagem ser recebida.
o mural pode ser móvel ou o fixo.a mensagem deve ser simples.o titulo deve ser breve e chamar atenção.vantagens na utilização do mural:desaperta o interesse.transmite informações e conhecimentos.estimula o trabalho em grupo.ajuda a formar opiniões.leva o aluno a criticar o material.pode ocupar vários espaços, pode ser feito pelos alunos,deve sempre ocupar um lugar visível.
 
  • Normógrafo:

Trata-se de um instrumento que serve para elaborar material visual a ser usado nas escolas. É uma peça extremamente simples, fácil de ser fabricada e utilizada. Serve para criar letreiros em cartazes, quadro-mural, etc.
O normógrafo é feito em papelão, eucatex, radiografias já utilizadas ou outro material disponível. Recorta-se na parte externa e na interna de modo a constituir-se em uma espécie de forma para traçar letras.
Ao utilizar o normógrafo é preciso traçar uma linha base, para alinhar a letra, depois desenhar com ele os contornos da letra que se deseja escrever e, por fim, é preciso completar os traços que ficam interrompidos com o auxílio de uma régua.

Alunas: Leticia Mello, Rebeca Pimenta e Vitória Mendes 

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