terça-feira, 31 de março de 2015

Conceito da Inteligência sob o enfoque das escalas métricas da inteligência


Neste trabalho iremos falar sobre o Quociente da Inteligência,o famoso QI. Incluso 

também iremos falar sobre quem inventou os primeiros testes,se foi valorizado,o porque inventou...e muito mais.
Há um século o psicólogo Alfred Binet inventou uma escala para medir a inteligência e deu origem ao teste de QI.Hoje cada vez mais especialistas admitem a ideia de habilidades múltiplas.

Atraído pelo estudo do comportamento, em 1891 Alfred foi contratado pelo laboratório de psicologia experimental da Universidade Sorbonne. No qual passou a se interessar pelo funcionamento da mente das crianças e passou a se perguntar como poderia medir a inteligência.Em 1905 por solicitação do governo francês ,Alfred Binet publica uma escala métrica da inteligência que ele havia elaborado com Theodore Simon. Esta escala tinha por meta medir o desenvolvimento da inteligência das crianças da acordo com com a idade (idade mental) e para dar uma resposta ao problema de escolarização de crianças com deficiência metal. Onde elas eram submetidas a exame psicológico e médicos para apurar a necessidade de encaminhá-las a uma escola especial.O desafio de Binet e de seu colaborador Theodore Simon era elaborar um teste capaz de fornecer o diagnóstico científico da debilidade mental. E essa escala métrica foi constantemente modificada e deu origem ao teste de QI.
Quociente de Inteligência (QI) : é uma medida obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas (inteligência) de um sujeito em comparação ao seu grupo etário.A medida do QI é normalizada para que seu valor médio seja de 100 e que tinha um determinado desvio-padrão com 15.



Alunas:Ana Beatriz Machado,Leticia Mello,Náthany Thayná,Rebeca Pimenta e Vitória Ribeiro

segunda-feira, 23 de março de 2015

Linguagem Corporal

 Alunas: Ana Beatriz & Náthany Thainá.

 

Linguagem Corporal:Linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, onde o corpo "fala" através de gestos, expressões faciais e posturas. A linguagem corporal surgiu bastante antes da linguagem verbal, e ainda hoje representa uma das mais importantes formas de comunicação do ser humano.Por exemplo: se uma pessoa não mantém contato visual enquanto outra pessoa está falando com ela, isso pode querer dizer que ela não está interessada na conversa ou na pessoa. 

 Importância: Sendo uma das formas mais antigas e naturais de comunicação entre os seres humanos, a linguagem corporal transmite nossas sensações e emoções através de gestos, postura, tom de voz ou até mesmo do nosso modo de andar. Emoções como medo, desconfiança, raiva, tédio e tantos outros podem ser percebidos pela comunicação não-verbal e, por isso, entendermos a sua importância e agirmos com cuidado na hora de nos portamos é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de boas relações – principalmente dentro das empresas, onde cada ato conta. 
  
Consciência Corporal: A consciência corporal pode ser entendida como tomar consciência do funcionamento do corpo e isso significa conhecer-se, ter capacidade de reconhecer os sinais internos e externos que o corpo envia a cada segundo, ter dimensão de cada segmento do corpo no espaço, de cada movimento, de cada gesto...
Uma pessoa com uma boa consciência corporal, torna-se capaz de potencializar sua capacidade corporal, pois economiza energia ao realizar os movimentos, além de estar menos suscetível a ocorrência de lesões.
A prevenção de lesões ocorre em função deste autoconhecimento, ou seja, do conhecimento da dimensão das possibilidades que o corpo possui e também de suas limitações. 
Webiografia: http://ealternativasaude.blogspot.com.br/2011/03/consciencia-corporal.html 
http://www.significados.com.br/linguagem-corporal/ 

domingo, 22 de março de 2015

O que é linguagem corporal
Linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, onde o corpo "fala" através de gestos,expressões faciais e posturas.

A linguagem corporal surgiu bastante antes da linguagem verbal, e ainda hoje representa uma das mais importantes formas de comunicação do ser humano. Especialistas afirmam que aproximadamente 93% de toda a comunicação humana é não verbal. 55% da comunicação é feita sem a utilização de palavras, ou seja, está relacionada com posturas, expressões faciais e gestos. A sonoridade e vocalização (tom de voz, ritmo e velocidade de fala) também são importantes e correspondem a 38% das mensagens transmitidas.
A postura dos braços, pernas, cabeça e a expressão facial podem transmitir vários sentimentos. Por exemplo: se uma pessoa não mantém contato visual enquanto outra pessoa está falando com ela, isso pode querer dizer que ela não está interessada na conversa ou na pessoa. Por outro lado, quando uma pessoa está com os braços cruzados, essa postura pode ser considerada defensiva, revelando insegurança. A distância entre o locutor e interlocutor também pode indicar tensão entre os dois.
A psicóloga social Amy Cuddy, afirma que a nossa postura não só pode mudar a opinião dos outros sobre nós, mas também influencia a visão que temos de nós mesmos. Cuddy também identifica posturas poderosas e não poderosas, que podem ter impacto positivo ou negativo na nossa autoestima. Uma postura adequada pode contribuir em vários cenários, como entrevistas de emprego, por exemplo.
Linguagem corporal e gestual
É importante não confundir linguagem corporal com linguagem gestual. A linguagem gestual é mais objetiva, sendo que cada gesto tem um significado próprio, que foi estabelecido por convenção. Na linguagem corporal, uma certa postura ou gesto são mais subjetivos, podendo ou não revelar uma atitude mental ou física.



Linguagem corporal: Postura

Cruzar braços ou pernas: posição defensiva, sem receptividade.

Ombros contraídos: demonstra insegurança e é facilmente percebido pelos outros.
Inclinação à pessoa que está falando: demonstra interesse pelo assunto. Inclinar-se para trás, por exemplo, já é um sinal de avaliação da fala do outro.
Sentar-se de maneira inapropriada: demonstra falta de respeito à autoridade do outro.
Passar a mão no cabelo repetidamente: transmite insegurança e carência.
Espelhar os gestos do outro: transmite uma conversa fluída e de concordância mútua.
Linguagem corporal: Olhar
Esfregar os olhos: sinal de dúvida e/ou tédio.
Contato visual constante: transmite confiança e segurança.
Evitar o contato visual: demonstra mentira e dissimulação.
Olhar muito ao redor: demonstra que a pessoa está ansiosa e desinteressada pelo assunto.




A importância da linguagem corporal é Compreender e lidar com as emoções, é um desafio para todos, a Linguagem Corporal é um dos caminhos pelo qual pode-se atingir o objetivo de aprender a lidar e assim melhorar a capacidade de compreensão entre a sociedade.  Aprofundar-se na interpretação da Linguagem Corporal é fundamental, a partir desse conhecimento temos acesso a uma quantidade maior de indicadores que nos informam sobre o estado emocional dos interlocutores.



O que é  consciência corporal 
Consciência é um processo diretamente relacionado ao autoconhecimento. E faz parte deste movimento conhecer o próprio corpo. A técnica da consciência corporal tem a ver com prestar atenção aos próprios movimentos e a relação do seu corpo com o espaço que ele ocupa, com seus músculos e articulações. "Muitas causas estão por trás dos bloqueios de percepção corporal", conforme diz a osteopata (ciência terapêutica que trata das disfunções de mobilidade articular e tecidual) Grace Alves Ferreira.
"Vivemos muito sentados ou em posições incorretas, o que facilita a má postura e acaba piorando a percepção corporal", diz a especialista. Os aspectos emocionais também estão evolvidos na consciência corporal: um sujeito reprimido por questões morais ou com baixa autoestima acaba tendo reflexos no corpo, tornando-se retraído, o que se reflete principalmente na postura curvada e, consequentemente nas dores cervicais. 
O sedentarismo não é necessariamente causador da falta de consciência corporal, mas grande parte das pessoas que fazem exercícios físicos interage mais com o próprio corpo e, por isso, tendem a conhecê-lo melhor, mas também vale o cuidado com as posturas e excessos no esporte. 



Webliografia:
http://www.significados.com.br/linguagem
https://psicologado.com/psicologia-geral/introducao/linguagem-corporal-a-importancia-dessa-comunicacao-para-o-psicologo
http://www.dicasdeetiqueta.com.br/linguagem-corporal/


Aluna: Aline Silva e Clarissa

Linguagem Corporal & Consciência Corporal.

Alunas: Letícia Vieira e Vitória Ribeiro.

Linguagem Corporal:


O que é?

Sendo uma das formas mais antigas e naturais de comunicação entre os seres humanos, a linguagem corporal transmite nossas sensações e emoções através de gestos, postura, tom de voz ou até mesmo do nosso modo de andar. Emoções como medo, desconfiança, raiva, tédio e tantos outros podem ser percebidos pela comunicação não-verbal. Especialistas afirmam que aproximadamente 93% de comunicação humana é não verbal, 55% da comunicação é feita sem a utilização de palavras, ou seja, está relacionada a posturas.

Qual a importância?

A linguagem corporal é importante porque com ela podemos nos comunicar, podemos reconhecer quando alguém está nervoso, com medo ou até mesmo desconfiado de algo. Por exemplo, quando uma pessoa que você conhece está diferente, inquieta, está de um jeito que essa pessoa não é, você rapidamente percebe que algo está errado, ou até mesmo quando alguém está mentindo, através de alguns gestos percebemos a mentira, da mesma forma que a pessoa que está mentindo percebe que estamos desconfiados, concordam? Através da linguagem corporal também podemos "diagnosticar" algumas doenças, por exemplo, quando alguém só quer ficar na cama, dormindo, sem ânimo para nada, já desconfiamos que essa pessoa está com algo, pode ser até mesmo o inicio de uma depressão.

Consciência Corporal:

É um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos

Prestar atenção ao funcionamento e ao comportamento do próprio corpo é a ideia básica da consciência corporal. É uma espécie de auto conhecimento, ou seja, entender o que o corpo é capaz de fazer, bem como suas limitações.

Exemplo.: Quando há algo errado com nosso corpo, ele costuma nos enviar sinais de alerta nos quais, muitas vezes não prestamos atenção simplesmente porque não tomamos conhecimento de como nosso próprio corpo funciona.

A Educação Física tem como características trabalhar seus movimentos mais amplos. Ajudando a compreender o nosso corpo, podendo adquirir auto confiança.


Webliografia:

http://www.dicasdeetiqueta.com.br/linguagem-corporal/
https://portal.sesc-sc.com.br/servico/256/5/consciencia-corporal.html
http://fisioterapiaquintana.blogspot.com.br/2010/06/o-que-e-consciencia-corporal.html

sábado, 21 de março de 2015

Linguagem e Consciência Corporal

                                    

Linguagem Corporal

O que é?
A linguagem corporal é uma comunicação não-verbal onde o corpo se expressa através da postura,expressões faciais e gestos.Diversos movimentos do nosso corpo não são conscientes e, por isso, não há como controlá-los enquanto não os percebemos. Tais movimentos podem ser interpretados de várias maneiras e podem nos dizer muito sobre quem observamos, sendo importante em muitas relações de nossas vidas, contanto que saibamos o que cada um deles significa.


A Importância da Linguagem Corporal na Educação Infantil

A linguagem corporal um processo dinâmico nas séries iniciais, tem como objetivo principal apresentar possibilidades que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. Pode ser entendida como o meio usado pelas crianças para expressar o que pensam, sentem e desejam transmitir, como ideias, pensamentos e emoções utilizando gestos e movimentos do corpo. No ato de transmitir conhecimento a comunicação é fator primordial para esse processo, buscando a interação entre professor e o aluno, no cotidiano escolar. A comunicação pode ser expressa de várias formas. Todo e qualquer individuam deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois, o mesmo e um recurso de grande relevância para transmissão de novas informações.


O que é Consciência Corporal ?

Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.

Comunicamo-nos com o mundo externo através dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) recebendo estímulos e processando-os na mente. A comunicação com o mundo interno não é muito diferente, também recebemos estímulos que são feitos através das terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos.

Quando há algo errado com nosso corpo, ele costuma nos enviar sinais de alerta nos quais, muitas vezes não prestamos atenção simplesmente porque não tomamos conhecimento de como nosso próprio corpo funciona.

Alunas: Rebeca Pimenta e Vitoria Santos 

Webliografia: http://fisioterapiaquintana.blogspot.com.br/2010/06/o-que-e-consciencia-corporal.html
http://tccorporal.blogspot.com.br/2013/06/a-importancia-da-linguagem-corporal-na.html

domingo, 15 de março de 2015

Doenças do Professor.

Entrevista efetuada na Escola Municipal Santos Anjos Custódio sobre doenças do professor.


Nome: Não autorizou expor seu nome.

Qual é a sua profissão?

Professora de Ciências.


Já teve alguma doença relacionada a sua profissão?

Não.


Conhece alguém que já teve alguma doença relacionada a escola?

Não sei se chega a ter alguma relação, mas eu conheço um professor que teve um AVC e eu acho que foi por causa de muito estresse, não é verdade? Então pode ter uma certa ligação nisso aí.
                    

Conhece algum professor que teve uma doença e por causa disso trocou de cargo?

Não por doença, mas por condições financeiras, porque não é uma profissão muito valorizada.


Trabalha em que série/ano?

Nessa escola (Escola Municipal Santos Anjos Custódio) leciono em todas as turmas da manhã, todas as turmas de 6º ano 7º ano e 8º ano.


Acha que por trabalhar com essas turmas, poderá ter alguma doença futuramente?

Acredito que não, porque eu separo muito a minha vida pessoal da profissional.


Você se previne para não ter nenhuma doença?

Previno, assim, eu evito ter muito contato, a higiene normal que tem que ter, sai da turma lava as mãos.

Não autorizou expor sua imagem.


Nome: André.

Qual é a sua profissão?

Dirigente de turno.


Já teve alguma doença relacionada a sua profissão?

Ansiedade.


Conhece alguém que já teve alguma doença relacionada a escola?

Já, síndrome do pânico.



Conhece algum professor que teve uma doença e por causa disso trocou de cargo?

Conheço, na própria escola já tem.


Você se previne para não ter nenhuma doença?

Tento não me estressar mais com aluno.

Foto com o André:



Nome: Lívia.

Qual é a sua profissão?

Professora.


Já teve alguma doença relacionada a sua profissão?

Doença não, mas antigamente eu tinha muita dor na garganta, por forçar muito a voz.


Conhece alguém que já teve alguma doença relacionada a escola?

Sim, depressão.


Conhece algum professor que teve uma doença e por causa disso trocou de cargo?

Sim, saiu de sala de aula e foi para a biblioteca.


Trabalha em que série/ano?

3º ano.


Acha que por trabalhar com essas turmas, poderá ter alguma doença futuramente?

Antigamente sim, hoje em dia ou futuramente não.


Você se previne para não ter nenhuma doença?

Sim, bebo água em temperatura ambiente, tento ao máximo não me estressar e nem alterar a voz e outras coisas básicas.

Não autorizou expor sua imagem.


sábado, 14 de março de 2015

Doenças do Professor

     Entrevista sobre doenças dos professores com professores do Colégio Estadual Miguel Couto
Professores entrevistados:Lúcio-Geografia,Maicon-Geografia e Cristina-Português
Alunas: Rebeca Pimenta e Vitoria Ribeiro


Você tem alguma doença causada pela sua profissão?

Maicon: Problema na garganta,Dores na coluna e estresse.
Lúcio:Problema com a voz,dores nas costas e musculares,dores de cabeça,esgotamento físico,Estresse.
Cristina:Problema com voz,Alergias,Dores de cabeça,Estresse,Esgotamento físico e mental,Irritabilidade e Alterações na memória.

Como foi para você lidar com essa doença e continuar trabalhando?
Lúcio:fez seis meses de fisioterapia
Cristina:Fez Yoga,muita meditação,contar de 1 até 10
Maicon: fazer exercícios.

Quais são os principais motivos por essa doenças?
Maicon; falta de valorização e alunos muito agitados.
Lúcio:Carga horária excessiva,falta de valorização e falta de respeito dos alunos.
Cristina:Alunos com falta de educação e desvalorização.

Você pararia de dar aula e ter outra função na escola por causa da doença ?
Lúcio:faltando 5 anos para se aposentar trabalharia na secretária.
Maicon: Não.
Cristina; Sim,já está trabalhando na secretária da escola.

No final do dia ou da semana de trabalho você sente algum mal-estar?
Cristina: Muito cansaço.
Maicon: cansaço, dor de cabeça e dores musculares.
Lúcio:dor de cabeça e cansaço.

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire