domingo, 22 de março de 2015

O que é linguagem corporal
Linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, onde o corpo "fala" através de gestos,expressões faciais e posturas.

A linguagem corporal surgiu bastante antes da linguagem verbal, e ainda hoje representa uma das mais importantes formas de comunicação do ser humano. Especialistas afirmam que aproximadamente 93% de toda a comunicação humana é não verbal. 55% da comunicação é feita sem a utilização de palavras, ou seja, está relacionada com posturas, expressões faciais e gestos. A sonoridade e vocalização (tom de voz, ritmo e velocidade de fala) também são importantes e correspondem a 38% das mensagens transmitidas.
A postura dos braços, pernas, cabeça e a expressão facial podem transmitir vários sentimentos. Por exemplo: se uma pessoa não mantém contato visual enquanto outra pessoa está falando com ela, isso pode querer dizer que ela não está interessada na conversa ou na pessoa. Por outro lado, quando uma pessoa está com os braços cruzados, essa postura pode ser considerada defensiva, revelando insegurança. A distância entre o locutor e interlocutor também pode indicar tensão entre os dois.
A psicóloga social Amy Cuddy, afirma que a nossa postura não só pode mudar a opinião dos outros sobre nós, mas também influencia a visão que temos de nós mesmos. Cuddy também identifica posturas poderosas e não poderosas, que podem ter impacto positivo ou negativo na nossa autoestima. Uma postura adequada pode contribuir em vários cenários, como entrevistas de emprego, por exemplo.
Linguagem corporal e gestual
É importante não confundir linguagem corporal com linguagem gestual. A linguagem gestual é mais objetiva, sendo que cada gesto tem um significado próprio, que foi estabelecido por convenção. Na linguagem corporal, uma certa postura ou gesto são mais subjetivos, podendo ou não revelar uma atitude mental ou física.



Linguagem corporal: Postura

Cruzar braços ou pernas: posição defensiva, sem receptividade.

Ombros contraídos: demonstra insegurança e é facilmente percebido pelos outros.
Inclinação à pessoa que está falando: demonstra interesse pelo assunto. Inclinar-se para trás, por exemplo, já é um sinal de avaliação da fala do outro.
Sentar-se de maneira inapropriada: demonstra falta de respeito à autoridade do outro.
Passar a mão no cabelo repetidamente: transmite insegurança e carência.
Espelhar os gestos do outro: transmite uma conversa fluída e de concordância mútua.
Linguagem corporal: Olhar
Esfregar os olhos: sinal de dúvida e/ou tédio.
Contato visual constante: transmite confiança e segurança.
Evitar o contato visual: demonstra mentira e dissimulação.
Olhar muito ao redor: demonstra que a pessoa está ansiosa e desinteressada pelo assunto.




A importância da linguagem corporal é Compreender e lidar com as emoções, é um desafio para todos, a Linguagem Corporal é um dos caminhos pelo qual pode-se atingir o objetivo de aprender a lidar e assim melhorar a capacidade de compreensão entre a sociedade.  Aprofundar-se na interpretação da Linguagem Corporal é fundamental, a partir desse conhecimento temos acesso a uma quantidade maior de indicadores que nos informam sobre o estado emocional dos interlocutores.



O que é  consciência corporal 
Consciência é um processo diretamente relacionado ao autoconhecimento. E faz parte deste movimento conhecer o próprio corpo. A técnica da consciência corporal tem a ver com prestar atenção aos próprios movimentos e a relação do seu corpo com o espaço que ele ocupa, com seus músculos e articulações. "Muitas causas estão por trás dos bloqueios de percepção corporal", conforme diz a osteopata (ciência terapêutica que trata das disfunções de mobilidade articular e tecidual) Grace Alves Ferreira.
"Vivemos muito sentados ou em posições incorretas, o que facilita a má postura e acaba piorando a percepção corporal", diz a especialista. Os aspectos emocionais também estão evolvidos na consciência corporal: um sujeito reprimido por questões morais ou com baixa autoestima acaba tendo reflexos no corpo, tornando-se retraído, o que se reflete principalmente na postura curvada e, consequentemente nas dores cervicais. 
O sedentarismo não é necessariamente causador da falta de consciência corporal, mas grande parte das pessoas que fazem exercícios físicos interage mais com o próprio corpo e, por isso, tendem a conhecê-lo melhor, mas também vale o cuidado com as posturas e excessos no esporte. 



Webliografia:
http://www.significados.com.br/linguagem
https://psicologado.com/psicologia-geral/introducao/linguagem-corporal-a-importancia-dessa-comunicacao-para-o-psicologo
http://www.dicasdeetiqueta.com.br/linguagem-corporal/


Aluna: Aline Silva e Clarissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário