domingo, 26 de abril de 2015

Hora do Teatro

- Elaborando um espaço de artes:

Tivemos a proposta de elaborar um espaço de artes dentro da sala de aula, assim pensamos em montar um mini-palco de teatro com as ilustres cortinas que irão se abrir e fechar ao começar e ao terminar uma apresentação dos alunos ou a partir de alguma história que a professora conte à eles. Para que desenvolvam sua criatividade ao mostrar sua peça, junto colocamos alguns adereços que servem como fantasia, estimulando a imaginação, autonomia e as relações interpessoais. 
Usamos como material, TNT (tecido) de cores diferentes para fazer o fundo e a cortina e para as fantasias usamos, máscaras, chapéus, asas de borboleta, óculos, entre outros, que também podem ser confeccionados pelos próprios alunos.







*Espaço elaborado pelas alunas: Larissa Lopes e Letícia Mello.


Cantinho do Teatro

 O cantinho escolhido pelo grupo foi o Cantinho do Teatro.
Ele pode ser elaborado na sala ou até mesmo em uma brinquedoteca.
No cantinho, a professora contaria uma história e as crianças reproduziriam a mesma  com o teatro de fantoches e/ou o teatro com as próprias crianças encenando.
A história contada pode ser uma da escolha da professora ou uma que os alunos façam.
O Cantinho pode ser feito com a ajuda das próprias crianças na confecção dos fantoches e das fantasias.
O Teatro trabalha a socialização, estimula a imaginação, aumenta a autoestima, ensina a trabalhar em grupo,pratica a estrutura temporal pois a criança terá que saber o tempo da sua fala, o começo, o meio e o fim da história, melhora a fala e faz até mesmo que a criança se conheça melhor.
No teatro, podem ser trabalhadas praticamente todas as disciplinas. Podemos trabalhar geografia com a noção do espaço na hora de atuar, com as histórias e as falas, dependendo da história, podemos trabalhar até ciências, geografia, música etc.







Toda a atividade foi realizada na brinquedoteca do Instituto Educacional Professora Ismar Gomes de Azevedo.

sábado, 25 de abril de 2015

Cantinho da imaginação


O cantinho da imaginação é um lugar lúdico, onde a criança pode ser quem ela quiser...
Esse cantinho tem parceria com o cantinho da leitura, pois a intenção foi, que através da história a criança pudesse se expressar de uma forma diferenciada.


Nesse cantinho tem elementos voltados para a arte, a língua, portuguesa, a música, matemática, entre outros.
Nesse espaço podemos trabalhar algumas disciplinas; o companheirismo dos alunos; incentivar a leitura; o respeito ( quando um aluno estiver lendo uma história ou fazendo uma encenação de uma história, os demais devem fazer silencio) e a noção do tempo, pois haverá um tempo para tudo na hora do cantinho da imaginação.

Esse espaço da imaginação foi criado pela aluna, Vitória Mendes .   


Como elaborar um espaço de artes no ambiente escolar

                                      Espaço de Criação


O Espaço de Criação é um espaço onde as crianças irão criar seus próprios desenhos e colorir.
 Através dos desenhos que a criança encontra um jeito de expressar o que sentem e pensam sobre si e sobre o mundo.
Ao desenhar a criança passa por um processo vivencial e existencial.

Benefícios: Coordenação motora fina
                     Noção Espacial
                     visão
                     Organização do pensamento
                     Movimento das mãos
                    
Alunas: Náthany Thainá,Raquel Costa e Rebeca Pimenta

sexta-feira, 17 de abril de 2015



A partir da disciplina Ciências, elaboramos um plano de aula para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos). Com o tema “Corpo Humano”, tivemos como objetivo, os alunos saberem identificar a divisão do corpo, cabeça e membros. Trabalhamos como conteúdo o corpo humano e as suas partes, identificando órgãos de sentido e membros através de cartazes (nas fotos) e utilizamos a música “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé – Xuxa” com a coreografia para localizarem no seu corpo as partes que diziam na música. A forma de avaliação foi continua durante a aula, através da observação do desempenho da criança ao fazer suas atividades, também valorizando atitudes que demonstram bom desenvolvimento cognitivo, sendo de forma oral ou demonstrando através de gestos. Dentre essas atividades também conseguimos trabalhar com a psicomotricidade e envolver dois segmentos de artes, trabalhando com a música e com o desenho/pintura.








Aline Silva, Raíssa Dona, Gabrielle Oliveira, Julia Coelho, Larissa Lopes e Alice Correa

Reconhecendo os Seres vivos e não vivos



Como foi proposto para a prova de praticas psicomotoras e arte e educação que fizéssemos um plano de aula onde teria que envolver a ciência junto com a arte e a psicomotricidade de 6 a 8 anos, e com essa matéria resolvemos fazer o plano de aula com o tema Seres vivos e não vivos onde o objetivo inicial seria as crianças conhecer o que é o seres vivos e não vivos e reconhecer os seres vivos e não vivos no meio ambiente.


Tudo que existe na natureza chamamos seres, que são as coisas que compõem.

Seres vivos são aqueles nascem, crescem, se reproduzem e morrem,como os animais, inclusive o homem.



Seres não vivos são aqueles inanimados que não possuem vida, mas que também são da natureza, como ar, água, o sol e as pedras. Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos como os carros, as roupas, os computadores,os brinquedos e vários outros.










Veja o quanto é interessante, os seres vivos precisam dos seres não vivos a água possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas. Do mesmo modo a terra não possui vida mas as plantas necessitam dela e da água para nascer e viver. O ar também não possui a vida mas mas homens e animais precisam dele para sobreviver bem como da água e da terra.




Passamos a atividade pedimos para as crianças para elas recortar , colar e identificar os seres vivos e não vivos da imagem abaixo:



Também apresentamos as paródias de Show das Poderosas e Parara Tim Bum.

O objetivo desta paródia era para a criança identificar os seres vivos e não vivos.



Alunas: Ana Beatriz, Letícia mello, Náthany, Vitoria Ribeiro e Rebeca pimenta


domingo, 5 de abril de 2015

Criando um espaço de arte (trabalho de arte e educação)

Ao realizar este trabalho tivermos a certeza que forma de reutilizar estes materiais criando instrumentos musicais é uma experiência marcante para quem prática.Neste trabalho aprendemos tanto quanto ensinamos.
A arte na educação é fundamental,necessário para que as crianças possam aprender novas culturas.Por isso fomos fazer um cantinho de arte,onde elas podessem aprender mais sobre a música usando instrumentos reciclaveis,com o tema:O coelho e o palhaço relacionados ao dia da páscoa e do circo.Cantamos músicas relacionadas ao tema,enquanto as crianças confeccionavam os intrumentos reciclaveis.
A Reciclagem é tão importante para a didática tanto para o meio ambiente.Porque ensinamos as crianças,como usar reutilizando estes materiais.
Benefícios para a criança:
*Trabalha a psicomotricidade
*Coordenação motora
*Percepção(capacidade de conhecer)
*Orientação
*Estimular a comunicação
*A socialização
Ao realizar este trabalho tivermos a certeza que forma de reutilizar estes materiais criando instrumentos musicais é uma experiência marcante para quem prática.Neste trabalho aprendemos tanto quanto ensinamos.

I

Material todo reciclavel 


Cartazes com letras de canções para relembrar a pascoa e o dia do palhaço 



Aline Silva e Vitória Oliveira

Jogo da Memória de Casais de Animais:

Elaboração da atividade: 

* Um dia antes, pedir para as crianças levarem duas imagens, as duas de animais da mesma espécie, sendo que uma imagem é do macho e a outra da fêmea.

* No dia que será elaborada a atividade, a professora primeiramente terá que fazer uma roda com as crianças e explicar como tudo irá funcionar.

* Depois a professora vai recolher todos os casais de animais que as crianças levaram e vai mostrar como se joga.

* Depois que as crianças já tiverem entendido, a professora vai embaralhar as peças com as imagens viradas para baixo e propor às crianças que encontrem os casais.

* Quando acertar, a criança terá que imitar os animais que acertaram (ex.: leão e leoa - terá que fazer o som do leão e da leoa).






Esta atividade deve ser aplicada em um espaço escolar amplo (ex.: quadra), e para crianças acima de 4 anos.
O objetivo desse jogo é que as crianças conheçam os animais e identifiquem o macho e a fêmea do casal.
As disciplinas trabalhadas são: Ciências, Artes e Português.


Alunas: Ana Beatriz Machado;
             Letícia Mello;
             Náthany Thayná;


Como Elaborar um Espaço de arte no ambiente escolar.

 
 
                                Quem será?

    
                       

   

       A magia dos antigos bailes parisienses de máscaras residia nisto:a interação entre duas pessoas sob o mistério do olhar através de uma máscara. Um acessório que não revela ao outro a aparência real de quem o veste, mas permite ao seu usuário brincar (ou fingir) ser qualquer pessoa de seu imaginário.
       Com as crianças, um evento com máscara não será diferente. Elas ficarão curiosíssima para saber quem é o colega com tal máscara , entre cochichos, risadas e outras interações tão  lúdicas quanto prazerosas e essenciais para seu desenvolvimento. Quando mascaradas , será comum tentarem mostrar um pouco de si ao mundo, por meio de ornamento. Principalmente quando são elas mesma que inventam ou escolhem e decoram suas próprias máscaras.




Uma ótima maneira de trabalhar com máscaras seria falando da Cultura Afro-descendente(usando máscaras africanas) e também é lei falar da Cultura Afro-Descendente nas escola.


    Alunas: Rebeca Pimenta;
               Vitória Ribeiro;
               Vitória Andrade