Paulo Freire – Ensinar não é transferir conhecimento
Para Freire, ensinar não é um mero ato de repassar
conhecimento. A pedagogia deve deixar espaço para o aluno construir seu próprio
conhecimento, sem se preocupar em repassar conceitos prontos, o que
frequentemente ocorre na prática tradicional: “ensinar não é transferir conhecimento,
mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”
(2002). Ele afirma ainda que “sem a curiosidade que me move, que me inquieta,
que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.
O homem desenvolve relações entre ação e reflexão por meio
da experiência concreta. “Não pode haver reflexão e ação fora da relação
homem-realidade-pesquisa”.
Nesse sentido, a educação deve ter um caráter
“problematizador”, buscando ampliar os horizontes do educando. Segundo Freire,
é dever do professor e da escola respeitar os saberes prévios do aluno, tanto
os histórico-culturais, quanto os construídos socialmente. E, através desses
saberes do senso comum, torná-los críticos.
webligrafia http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0225.html
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